Lauro
Müller
Governo do Estado entrega hoje, no posto da Polícia Militar Rodoviária do Guatá, quatro balanças rodoviárias que irão auxiliar na fiscalização de peso dos caminhões em todo o estado. A entrega contará com a presença do secretário da Infraestrutura do estado, Thiago Vieira, além do comandante da Polícia Militar Rodoviária do estado, Coronel José Evaldo Hoffmann Junior. Como as balanças são móveis, elas estarão em locais diferentes conforme a programação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) prevê. Segundo o Coronel Evaldo, uma delas será disponibilizada para todo o litoral catarinense, incluindo os municípios da Amrec e Amesc.
“Inicialmente ela funcionará na SC-401, em Florianópolis e atenderá desde Joinville até Araranguá. Dependendo da programação, ela poderá estar na região de Criciúma, como por exemplo, na Companhia que tem sede em Cocal do Sul, etc”, explica o Comandante da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina. Todas as balanças são móveis e funcionarão, além do Litoral catarinense, também no Planalto Serrano, no Meio-Oeste e Oeste catarinense.
Localidades
O investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão. De acordo com o Coronel, na SC-390 também será disponibilizada uma balança, que abrangerá desde a Serra do Rio do Rastro até Lauro Müller, enquanto outra irá para a Serra Dona Francisca, entre Joinville e Campo Alegre. “É um local considerado como sensível, pelo escoamento de cargas, além da periculosidade. Elas já entrarão em funcionamento imediatamente”, afirma Hoffmann Junior.
A quarta balança ficará inicialmente em Ibicaré, entre Joaçaba e Videira. Segundo o Coronel, já existem tratativas junto à Secretaria de Infraestrutura do estado para a aquisição de novas balanças ainda em 2020. “Isso é uma expectativa. O objetivo da balança é a salvaguarda da integridade física de quem trafega pela rodovia, como condutores de automóveis, ciclistas e pedestres”, diz Hoffmann Junior. Segundo ele, o excesso de peso dos veículos potencializa o risco de acidentes. “Além disso, há a questão da economia. Porque uma rodovia com expectativa de durar 10 anos, ela acaba durando 3 anos se não há fiscalização de pesagem. A pavimentação acaba deteriorando pelo excesso de peso”, explica.
O limite de peso, por exemplo, nas rodovias da Serra é de 23 toneladas no peso bruto total (PBT) e o comprimento dos veículos é de, no máximo, 14 metros. “O caminhão é projetado para um peso ideal. Ele excedendo esse peso, pode ficar sem freio e gerar perigo aos condutores. Além de danificar as rodovias”, acrescenta o Sargento Marcos Rabelo, do Posto da PMRv de Guatá.