Arroba X Peso Vivo

Arroba X Peso Vivo: Entenda as diferenças!

Entenda as diferenças entre as duas abordagens realizadas pelo mercado agropecuário

Arroba é uma medida de origem árabe que significa a quarta parte e foi difundida no comércio realizado entre os árabes entre os países ibéricos. Esta medida é muito usada no mercado agropecuário para a pesagem de bovinos, suínos, caprinos e, em alguns casos, no mercado agrícola também.

No Brasil, apesar de consolidado os 15 kg por arroba, existe ainda uma grande confusão entre o peso vivo e o peso da carcaça bovina. 

Quando falamos em arroba, estamos nos referindo ao peso da carcaça, ou seja, o peso da carne com o osso, desconsiderando o sebo, o couro, as patas, a cabeça e as entranhas. Então, podemos dizer que o peso vivo total do bovino é o total pesado na balança do animal vivo.

Algumas pessoas do mercado transformam quilos em arroba para calcular o peso do gado. O que é determinado pelo mercado agropecuário é que o peso vivo seja realizado em quilogramas para a pesagem do animal vivo, enquanto a arroba seja utilizada para o total da carcaça.

A Líder Balanças possui Barras de Pesagem para animais vivos, construídas em aço-carbono ou inoxidável, com altíssima resistência e longa vida útil, afinal seus cabos e conectores são resistentes e robustos. Leve hoje mesmo para o seu negócio.